![]() |
A intocada praia de Puruba, em Ubatuba, uma das atrações da Rio-Santos (foto Ricardo Gessulli) |
Quem gosta de viajar ao lado do mar vai curtir pilotar, dirigir ou pedalar pela Rio-Santos. A estrada, que oficialmente se chama BR 101, serpenteia as praias do litoral paulista e fluminense. São mais de 500 quilômetros de águas azuis e verdes emolduradas por morros, montanhas e a Mata Atlântica. Em nossa opinião, o trecho entre a Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) é sensacional.
Em quase 75 km o mar é a grande companhia, com muitas praias para conhecer. Apesar da pista simples, a estrada é bem sinalizada e permite curtir a pilotagem por suas inúmeras curvas. É preciso ter atenção com os pedestres e animais ao passar pelos vilarejos. Nos finais de semana, o fluxo de turistas entrando e saindo das praias, também pede atenção.
![]() |
Rio-Santos, ou BR-101, uma estrada cênica repleta de atrações (reprodução Google Maps) |
Próximo a Paraty (RJ) e estrada entra em direção à montanha e atravessa a área de preservação ambiental Cairuçu , ou APA Cairuçu, onde vivem populações tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas. Lá estão praias e lugares incríveis como o Saco do Mamanguá - o único fiorde tropical da costa brasileira.
Outro lugar incrível é Ubatuba (SP), embora bastante conhecida dos turistas ainda possui praias praticamente intocadas. Um exemplo é a praia de Puruba, que mesmo a 20 km da cidade, pode ser considerada um "paraíso selvagem". Para chegar lá é preciso cruzar um rio (pode ser feito a pé, mas prepare-se para as águas geladas) mas vale o sacrifício.
Para quem como eu conhece Ubatuba há quae 50 anos, é inevitavel a comparação dos velhos tempos com os atuais... fomos acompanhando as mudanças, a velha estrada deu lugar à Tamoios, a serra de São Luiz do Paraitinga foi toda remodelada, a Rio-Santos que a cada temporada ia avançando em direção a Paraty, revelando novas praias antes só acessíveis por barco... mas uma coisa continua, a beleza da costa brasileira nesse trecho, adoro esse lugar!
ResponderExcluir