domingo, 19 de maio de 2019

Problemas com a polícia em Lima

Os policiais queriam saber o que eu fazia lá com a minha moto. Foto Marcelo Vigneron
Acredito que dividir experiencias negativas e erros que cometemos em nossas viagens pode ser bom. Afinal quem lê os nossos relatos tem a oportunidade de aprender com os erros alheios e até dar boas risadas, sem passar pelos sustos e dissabores que amargamos no exterior.
No meu caso dei uma mancada feia em Lima, capital do Peru. Há cerca de dois anos estava em um grupo de quatro motociclistas em um roteiro por aquele país e, no último dia de viagem, quase tomo um grande prejuízo.
Em uma tarde tranquila e após um longo e delicioso almoço às margens do Pacífico, retornávamos ao hotel. Estava tudo tranquilo numa via rápida em direção ao badalado bairro de Miraflores, na zona costeira da cidade. Nosso guia estava em um táxi e nos o seguíamos quando ouvi uma sirene. Sem mais nem menos, um grupo de policiais a bordo de motos pequenas, fechou a nossa trajetória.
Educados, porém austeros, os policiais exigiram os documentos e questionaram o que fazíamos naquele local. Eu realmente não entendia o que estava acontecendo.

E agora quem poderá me ajudar

Por sorte, o motorista do taxi parou e voltou para conversar com os policiais. Ainda sem entender percebi que ele tomava um enorme sermão dos guardas que o acusavam "usted como profesional no puede por los turistas en peligro".
Acompanhei o sermão que o policial passou no motorista em alguns minutos recebi meus documentos e fomos escoltados até sair da via expressa.
Aí que entendi o que aconteceu: em algumas avenidas de Lima é proibido andar de moto, depois que observei as placas e constatei meu erro. Como estava seguindo o táxi nem prestei atenção a sinalização. Por sorte os guardas foram legais e nos liberaram sem multas, mas poderíamos passar por sérios problemas e prejuízos.
A proibição de motos em determinadas avenidas (ou horários) não é exclusividade de Lima ou São Paulo. Em muitos países as motos também sofrem restrições. No Japão, por exemplo, é proibido transitar com a moto em determinadas vias e horários. O mesmo acontece na Colômbia e até na China.
Sempre que viajarmos ao exterior (ou outras cidades) devemos redobrar nossa atenção às placas de sinalização, pois nem sempre encontraremos um policial legal em nosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informamos que o comentário será verificado pelos autores. Grato pela sua participação