terça-feira, 7 de julho de 2020

Honda CB 500 X

Versão 2020 da Honda CB 500 X traz novidades que a tornam indicada para encarar longas viagens ou uso diário na cidade ou estrada

por Cicero Lima - Canal Trajetos & Destinos

fotos Caio Mattos/Divulgação
Novo design deixou a Honda CB 500X com uma "pegada" aventureira
Eu sou testemunha e senti na pele: quem já teve uma Honda CB 500X sabe como era frustrante acompanhar um amigo numa viagem e ficar com receio de encarar trecho de terra ou lama. Isso por conta das limitações do modelo, que era equipado com roda de 17 polegadas na dianteira e os pneus indicados para o asfalto.
Para tentar solucionar o problema muitos donos da "X" apelavam para adaptações muito curiosas. As receitas incluíam a instalação na dianteira do pneu traseiro da Honda Bros, o Pirelli MT 60, isso mesmo!!
Do Velho Mundo surgiam alterações mais refinadas (e caras). Alguns oficinas especializadas instalavam rodas de 19 polegadas e aumentavam o curso de suspensão dianteira dessa Honda só para levá-la para o mau caminho. Opa, tantas adaptações alertaram os engenheiros (e o pessoal do marketing) da Honda que os consumidores queriam um CB, com uma pegada mais off!
a CB 500X é aquele tipo de moto extremamente amigável, principalmente em estradas sinuosas
O fabricante parece ter ouvido o clamor dos aventureiros que buscam uma moto capaz de incursões por estradas de terra que ofereça boa autonomia, robustez e conforto. Afinal, quando se parte para uma longa aventura é necessário confiar no equipamento. E confiabilidade não falta para o modelo.

Lançada em 2013 o modelo usa motor de dois cilindros, 471 cc com a potência máxima de 50,4 cv (a 8.500 giros) e torque de 4,55 kgf.m (a 6.500 giros). A motorização é excelente em termos de desempenho e consumo, mas a grande mudança está nas partes baixas da nova CB 500X, vamos lá...


O principal item é a roda dianteira que passa a ser equipada com aro de 19 polegadas e pneu com a medida 110/80 – contra a roda 17 e pneus 120/70.  A medida 19 polegadas significa maior diâmetro que permite superar buracos ou valetas com mais segurança. Outro ganho é a enorme gama de pneus oferecidos por diversos fabricantes. Ou seja, se quiser instalar um pneu on-off para enfrentar trechos mais “cascudos” não é mais necessários apelar para adaptações curiosas ou caras.

Por conta do novo tamanho da roda dianteira, curso de suspensão e vão livre do solo o banco ficou mais alto passando de 812 mm para 835 mm. O fabricante alterou a espessura da camada de espuma e o tornou mais estreito nas laterais. “Com isso o piloto de menor estatura ainda consegue apoiar os pés com facilidade” informou Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, durante a apresentação do novo modelo.

Outro fator importante para o uso em estradas de terra é o curso de suspensão e a distância livre do solo, nos dois itens houve melhoras na versão atual. Na dianteira, por exemplo, o curso passou de 140 mm para 150 mm enquanto a traseira passou de 118 mm para 135 mm. Com essas mudanças a distância livre do solo também aumentou de 170 mm para 193 mm. Ou seja, aquelas pedras (capazes de furar o cárter) agora estão mais longe (ainda bem...). Em algumas estradas esse é um perigo real, veja abaixo, por exemplo com uma Transalp:
Essa é a "estrada" para o Parque Nacional do Itatiaia, presta atenção nas pedras pontudas...


Voltando a falar da CB 500X, seu câmbio, de seis marchas, agora usa embreagem deslizante assistida. O novo sistema permite engates mais fáceis e evita trepidações da roda em reduções de marchas mais bruscas, como acontecia na “antiga” CB 500X. O acionamento do manete de embreagem ficou mais macio, evitando o cansaço principalmente no “anda e para” do trânsito travado.

Em longas viagens outro item que pode ser a diferença entre o cansaço e o conforto é a proteção aerodinâmica. A nova CB 500 ganhou um parabrisa mais largo e 11 centímetros alto que pode ter sua posição alterada mudando a fixação na base.
Não é uma trail, mas melhorou muito para encarar estradas de terra e lama

O novo painel (estilo black out) permite autonomia, consumo e também a distância a ser percorrida com a gasolina disponível no tanque (com capacidade para 17,1 litros). Outra informação legal é a marcha engatada e o shift-light que orienta para a troca de marchas de acordo com a rotação do motor.


É inegável que a nova CB 500X está com a cara mais aventureira graças ao para-brisa mais alto e as linhas angulosas. Com as mudanças o modelo ganhou 2 kg, passando de 181 para 183 kg (a seco). O preço é de R$ 30.057 (sem frete) com garantia de 3 anos. O fabricante também oferece o Honda Assistence uma assistência 24 horas, válida para todo o Brasil e países do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informamos que o comentário será verificado pelos autores. Grato pela sua participação