terça-feira, 21 de julho de 2020

O fascínio da ponte velha

Sabe quando você vê uma foto e quer conhecer o lugar? Não existe um motivo claro, após a olhar a imagem somos tomados por uma sensação de desafio e vem a decisão irredutível: quero conhecer! Muitos dos lugares que percorri na minha vida de mochileiro, motoqueiro, jornalista e outros "eiros" nasceram da curiosidade. Bastou uma imagem, um vídeo e me senti atraído. Vou até lá!!! Com a velha ponte que atravessa o Rio Correntes, perto de Frei Rogério (SC), foi a mesma coisa. Olhei a foto e pimba, lá fui eu. Veja na foto abaixo...
Rodei quase mil km de Honda Bros para ver de perto a ponte que me encantou pelas fotos
Isso foi no final de 2014 e terminou sendo uma das viagens mais legais que fiz. Estava sozinho pilotando uma moto pequena e dez dias de férias pela frente, sem preocupação com datas ou dinheiro. Minha única meta: fazer uma matéria sobre o Sul, que publicaria no Portal UOL Carros, e saber um pouco mais sobre a Guerra do Contestado. Se você quiser ler a matéria, dá um clique aqui, mas desconsidere os preços, afinal já se passou quase meia década desde aquela trip.

O chamado da ponte

Após tanto tempo, a velha ponte de madeira voltou a causar curiosidade. Dessa vez não é o rio e suas águas caudalosas e a visão desafiadora de cruzar as tábuas lisas e soltas e sim conhecer a cidade de Frei Rogério. Confesso que, na minha passagem pelo lugar, nem me interessei pela cidade só queria atravessar a ponte, fazer o vídeo e postar na redes sociais: fui e atravessei, veja o vídeo abaixo.
Depois de rodar pelo litoral do Paraná e Santa Catarina e Rio Grande do Sul, subi a Serra do Rio do Rastro - sim, aquela bem famosa e estonteante que você DEVE viajar e ver de perto. Rumei para Curitibanos. Chegando lá, comecei a perguntar pela ponte e ninguém conhecia, mas uma alma bondosa ensinou e consegui cruzar a ponte de motos e fiz o vídeo abaixo.


Onde entra Freio Rogério nessa história? 

É o seguinte, quando lancei o Canal Trajetos e Destinos sempre publico algumas dicas de cidades que estão comemorando aniversário. Aí me deparei com o dia 17 de julho, aniversário de Frei Rogério.
Pesquisei um pouco sobre a cidade e veio mais mistérios: existe uma colonia japonesa no município. Pronto ainda mais intrigado e com vontade de conhecer um pouco mais dessa cidade com pouco mais de 2.000 habitantes cravada no interior de Santa Catarina. Para chegar lá você tem que pegar a SC 451 e a distância de Curitiba (PR) é de 320 km.
Festival Sakura Matsuri sempre acontece em agosto com a florada das cerejeiras
Falei com Itamir Gasparini, Presidente do Conselho de turismo, sobre as atrações da cidade e fiquei sabendo que a florada das cerejeiras, quando acontece o Festival Sakura Matsuri, acontece no mês de agosto - este ano estava previsto para 26 de agosto, mas por conta do Covid-19 está suspenso.
Uma pena queria muito pegar minha moto e viajar até lá para ouvir os tambores e ver as cerejeiras floridas, deve ser um espetáculo interessante que enche de orgulho os japoneses e seus descendentes. Segundo o Itamir, os pratos típicos, como o yaksossoba, o sushi e o muchi devem ser provados "mas temos muita comida boa por aqui". Fiquei com água na boca...
Agora estou mais curioso para conhecer esta pequena cidade que também guarda um passado bem interessante da história do Brasil como a Guerra do Contestado.

2 comentários:

  1. Legal saber onde fica essa ponte, que já vi em várias fotos, e naturalmente queria passar de moto nela, e Frei Rogerio, que para quem mora em Atibaia e convive com japoneses desde sempre não vai ser novidade provar os pratos que sempre aparecem nas fests típicas. Esse ano tem covid, mas ano que vem já combinado de irmos nessa festa, vizinho!

    ResponderExcluir
  2. Achei as coordenadas!
    R7FC+94 Guarda Mor, Curitibanos - SC

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir

Informamos que o comentário será verificado pelos autores. Grato pela sua participação